
Adolescência e puberdade não são a mesma coisa. Embora caminhem juntas em grande parte do tempo, elas se referem a coisas diferentes.
A puberdade é o conjunto de transformações que acontecem no corpo, uma transição impactante, preparando-os para a vida adulta e reprodutiva. É quando surgem os caracteres sexuais secundários (aparecimento das mamas, pelos pubianos, mudança de voz dos meninos, etc), eles tem a aceleração do crescimento, e o inicio das funções reprodutivas.
E a adolescência é definida pela OMS como o período de vida dos 10 aos 19 anos de idade. O estatuto da criança e do adolescente já traz um conceito um pouco mais restrito, na faixa etária entre 12 e 18 anos. Então, podemos ter em casa uma criança de 6 anos em franca puberdade, e um adolescente de 12 ainda sem nenhum sinal de maturidade sexual.
E o que é normal? Quando procurar ajuda?
Habitualmente as meninas entram na puberdade antes dos meninos, a partir dos 8 anos. Começam com pelos pubianos em regiões genitais e axilares, odor axilar, acne e o broto mamário. É comum que a mama direita e esquerda cresçam em velocidades discretamente diferentes, e a dor local também é normal. Caso surjam sinais de puberdade antes desta idade (8 anos nas meninas), podemos estar diante de uma puberdade precoce, que sempre exige uma avaliação médica para descartar doenças, avaliar o crescimento e a idade provável da primeira menstruação.
A “menarca” é o primeiro episódio da menstruação das meninas, e marca muito essa fase, geralmente em torno dos 10 aos 14 anos de idade, acontecendo em torno de 2 anos após o aparecimento dos primeiros sinais do broto mamário e pelinhos pubianos.
Nos meninos, a puberdade inicia de forma normal um pouco depois, aos 9 anos. Neste caso, o surgimento de pêlos pubianos e/ou axilares e o/ou o aumento dos testículos antes dessa idade também requer avaliação médica criteriosa. Eles também apresentam pêlos faciais, mudança na voz, acne, e transformações no padrão dos grupos musculares.
A ocorrência da puberdade precoce é bem mais frequente nas meninas e comumente não tem causa definida, mas quando ocorre nos meninos, é mais provável que esteja realmente ligada a condições que exijam tratamento, incluindo a possibilidade de certos tipos de tumores. Fique atento!
Quando a puberdade acontece tardiamente, também precisamos avaliar as prosáveis causas e os tratamentos disponíveis, mas essa situação é menos comum, e costuma estar ligada a fatores genéticos.
O diagnostico de puberdade precoce está mais comum, talvez em parte pela maior informação que as famílias acessam, lembrando não podem deixar de lado o acompanhamento pediátrico dos adolescentes só porque não ficam mais doentes com tanta freqüência como na idade pre-escolar. Outro fator a se considerar são os desreguladores endócrinos (aquelas substâncias químicas, naturais ou sintéticas que tem a capacidade de interferir na ação dos hormônios, como agentes presentes em plásticos, cosméticos, inseticidas, etc), aos quais as crianças estão cada vez mais expostas desde a gestação, mas isso é assunto para um novo post!
Então, fique de olho no desenvolvimento dos seus filhos também nesta fase. Eles já são responsáveis pelo auto cuidado, não gostam de ficar nus em frente ao pais e também tem resistências às consultas medicas, mas precisamos manter o vínculo e o cuidado da sua saúde neste momento tão sensível do seu desenvolvimento.
Com carinho, Tati Lemos.
No comment yet, add your voice below!