
É normal? Desde que uma mãe pega no colo seu pacotinho de amor ela passa a fazer essa pergunta… é normal? O cocô, o tempo de mamada, a cor, os sons que faz, tudo é um mistério nesses pequenos que não vem com manual de instrução né?
E uma das coisas que angustia muitas famílias é a intensa sudorese dos bebês. Principalmente na cabeça e no corpo, as vezes os pais precisam até trocar a roupinha durante a noite. Então encontram as mãos e pés mais frios e a idéia de que estejam com frio os levam a agasalhar mais seus filhos.
Precisamos entender que o bebê tem a mesma sensação de rio e calor que temos, e usam o suor para perder temperatura e mantê-la entre 36,5 e 37 graus em média. Como seu centro termo-regulador ainda não está maduro, tem mais dificuldade de estabilizar especialmente se estiverem expostos a ambiente muito quente ou muito frio.
Então quando suam, estão precisando reduzir sua temperatura corporal, e a gente ajuda se não agasalhar mais, combinado? Do contrário precisarão suar ainda mais para perder mais calor, e suas mãos e pés, como extremidades, tendem a permanecer mais frias mesmo se estão aquecidos.
Outro ponto sensível é que para eles, atividades como uma boa mamada são fisicamente exaustivas, e aumentam sua temperatura, levando mais uma vez ao suor excessivo.
Então segue a dica do vídeo, uma pecinha no bebê a mais do que nos adultos, e via de regra a gente não erra.
Raramente estarão associadas doenças que precisem de diagnóstico e tratamento nestes casos, e quando é o caso, outros sintomas associados devem estar presentes, como febre acima de 38 graus persistente à redução da roupinha, tosse, gemência, diarréia, vômitos, sonolência ou irritabilidade ou lesões de pele. Então fique atento e com a cabeça fria com essas dicas.
Um beijo para sua família, Dra Tati Lemos
No comment yet, add your voice below!