5 dicas para aproveitar a consulta pediátrica

Sabe quando a gente está esperando muito pelo dia da consulta pediátrica, cheio de perguntas para fazer ao médicos, mas acaba esquecendo tudo? O bebê chorou durante a consulta, fez xixi na sua roupa, você atrasou e quando percebeu deixou de fazer as perguntas mais importantes naquela tarde. Isso acontece as vezes ne, e para a gente evitar passar por isso, preparei hoje algumas dicas bem legais para você se organizar bem e aproveitar ao máximo aquele momento da consulta do seu filhos.

Anota aí: 

1- Caderneta de saúde na mão! Ali constam os dados mais importantes desde o nascimento, situação vacinal, etc. De preferência tenha uma pastinha onde deixa a caderneta, as últimas receitas de medicamentos prescritos, últimos resultados de exames médicos, e a dica número 2! 

2 – Anote principais queixas! Bora fazer uma listinha das principais dúvidas. Vale anotar num papel, no celular, como for melhor para vocês. Mas os assuntos indispensáveis devem vir primeiro, para não ficarem sem avaliação de jeito nenhum. 

3 – Anote situações e dúvidas até o dia da consulta. Sempre que surgir alguma coisa que precisa ser avaliada pelo seu pediatra, ou aquela dúvida frequente se “é normal??” em algum comportamento ou característica no seu filho, já vai anotando na tal listinha. Desse modo não passa batido nenhuma queixa importante, mesmo que muitos imprevistos possam tirar a sua concentração. E imprevistos, com crianças, são mais do que previsíveis ne! 

4- Filmes ou vídeos podem ser super úteis. Nessa era digital, nada melhor do que filmar um certo movimento por exemplo, que você percebeu que seu filho faz. Nem sempre ao relatar apenas o que acontece, seu pediatra vai conseguir interpretar corretamente o que está acontecendo. Vídeos e fotos podem ser bem úteis nesse momento. 

5 – Antecipe orientações de situações. Nem tudo pode ser previsto, mas diante das primeiras vacinas por exemplo, você já pode sair da consulta preparado para as possíveis reações e como agir nesse caso. Pais de crianças que tenham convulsões febris, asma, quadros alérgicos, etc, também podem receber orientações sobre como manejar determinadas intercorrências, além de saber de antemão onde levar seu filho para uma avaliação médica em caso de emergência. 

Aproveite bem sua consulta, mantenha a caderneta de vacinação dos seus filhos em dia, e saúde para toda a família. Um beijo, Dra Tati Lemos.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *