
“Meu filho fala pouco! É normal?”
👩🏻⚕️ Essa é uma dúvida recorrente, e é o assunto do post de hoje.
O desenvolvimento da linguagem é um processo complexo, e começa muito antes das primeiras palavras claras. A primeira linguagem de comunicação é o choro, depois começam a sorrir, emitir sons… e pelos 6 meses eles iniciam a duplicação das sílabas (bababa, mamama, etc).
E devemos interagir com eles desde sempre! Sim! Desde o ventre é importante conversar com os bebês, e a cada troca de fralda, mamada, banho, vamos explicando o que acontecerá, valorizando e estimulando a comunicação, que vai muito além das palavras… O contato visual, os gestos, a interação e os sons que emitem fazem parte desse aprendizado incrível.
Ao redor dos 18 meses começam a formar as primeiras frases, juntando as palavras como “mamãe colo”, “papai água”, e aumentam o repertório das palavras.
É importante estar de oho no desenvolvimento do seu filho. Algumas crianças tem atraso na linguagem verbal, mas apresentam excelente interação com os adultos e outras crianças, apontam o que querem, compartilham situações, dão tchau, mandam beijinhos, atendem quando as chamamos pelo seu nome, então precisam apenas serem estimuladas na linguagem verbal também.
Algumas coisas podem estar atrasando esse processo:
📍 Quando nos antecipamos muito a eles, oferecendo tudo enquanto apenas maneiam a cabeça fazendo sinais que sim ou não.
📍 O uso dos bicos que interfere na posição da língua e inibem a articulação das palavras.
📍 O excesso da exposição às telas, onde as crianças ficam apenas como espectadoras dos diálogos.
Conhecer o que ajuda e o que atrapalha, cedo detectar possíveis atrasos e iniciar precocemente os estímulos, é o que podemos fazer de melhor para que se desenvolvam bem.
Outras podem até mesmo tem um vocabulário bom de palavras, mas se percebemos que elas não tem um fim de comunicação, que a interação social de alguma forma não parece o esperado para a sua idade, a avaliação dessa criança também é muito importante!
Se inscreva também no nosso canal do YouTube 👩🏻⚕️ Dra Tati Lemos, assista o vídeo à seguir e vários outros que vocês encontram lá sobre o desenvolvimento infantil.
Com carinho, Dra Tati Lemos
#pediatria #atrasodafala #linguagem #desenvolvimentoinfantil
No comment yet, add your voice below!