
📲 A tecnologia tem tomado conta da maior parte das nossas atividades. Tem aplicativos pra tudo! E é comum encontrarmos crianças nos restaurantes e em casa que só comem se estiverem em frente às telinhas. Eu sei! Quem nunca ne gente 😰? Ainda mais nesse momento de isolamento social, reconhecemos que eles tem tido mais tempo diante das telas do que deviam.
⚠️ E falando nisso, você sabe quanto tempo é recomendado para cada idade?
🔔 A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Organização Mundial de Saúde orientam que até os dois aninhos eles ainda não tenham acesso às telas.
🔔 De 2 a 5 anos, ideal limitar o tempo em até 1 hora ao dia, sempre sob a supervisão de um adulto.
🔔 A partir daí evitar que tenham eletrônicos no quarto, sempre tenham acesso e acompanhe o conteúdo que acessam, e evitem pelo menos uma hora antes de dormir para não atrapalhar o sono.
📢 Mas o tempo de tela não é tão importante como a forma que usam, conteúdo que acessam, e o que deixam de fazer por estar sentados diante delas! É claro que durante a pandemia o período dos estudos on-line não conta nessas orientações, e a própria comunicação com familiares e amigos tem sido permitida justamente por conta dessa tecnologia.
⚠️ A exposição precoce ou demasiada tem trazido reflexos na saúde física e emocional dos pequenos e dos grandões (astenopia digital (vista cansada, ardendo), sedentarismo, obesidade, stress, maior isolamento dentro do isolamento).
Neste sentido, o uso das telas na hora das refeições também pode geral alguns prejuízos que devemos refletir:
– Reduz a interação da criança com os alimentos. Ela perde a oportunidade de desfrutar da refeição, perceber os alimentos, as cores, etc.
– A criança come mais do que precisa, pois não está prestando atenção no que come. Sei que muitos acabam usando esse recurso justamente para ganhar mais umas colheradas em cada refeição, mas esta relação estabelecida com a comida pode gerar problemas futuros.
– Reduzimos a grande oportunidade de conversar à mesa, aproveitar esse tempo em família para construir memórias incríveis com nossos filhos. Com carinho, Dra Tati Lemos
❤️ Enfim, comer é mais do que mastigar e engolir. É uma experiência sensorial e emocional também. Que a gente siga em frente buscando os melhores hábitos possíveis!
#refeicoes #introducaoalimentar #telas #tempodetela #sedentarismo #obesidade #alimentacaosaudavel
No comment yet, add your voice below!