
É muito comum que as famílias fiquem ansiosas com a possibilidade de que as meninas menstruem logo assim que surgiram os primeiros sinais de mamas.
Calma, é importante saber que em média apenas dois anos depois de surgir os primeiros sinais de mamas nas meninas é que a acontecerá a menarca (a primeira menstruação).
Duas coisas são importantes aqui:
A primeira, é saber que os primeiros sinais de puberdade nas meninas são o surgimento das mamas e dos pelos pubianos. Esse eventos só devem acontecer a partir dos oito anos de idade no sexo feminino, e se aparecerem antes, é indispensável uma avaliação médica. Mas como já sinalizei no começo do texto, o fato de ela apresentar aumento das mamas por exemplo aos nove aninhos, indica uma previsão de menstruação apenas após os onze anos, o que é normal (embora nosso coração de pais pudesse desejar que fosse mais tarde).
A puberdade precoce então, acontece quando aparecem os caracteres sexuais secundários antes dos oito anos nas meninas ou a menstruação antes dos dez anos. No caso dos meninos, o aumento dos testículos e o surgimento dos pelos pubianos devem acontecer de forma normal apenas a partir dos nove anos. Fiquem atentos.
Outro ponto importante, é que frequentemente na adolescência as famílias “relaxam” um pouco a respeito das consultas de rotina, porque eles já não adoecem tanto e a correria dos dias traz outros temas como prioridade. Mas acompanhar bem de perto a evolução dos estágios da puberdade é tão importante quanto saber se foi precoce ou não seu início. Preferencialmente de seis em seis meses neste período eles deveriam consultar com seu pediatra.
Desde pequenos, nas situações corriqueiras do dia a dia, aproveitem para educar sexualmente seus filhos. Não é necessário fazer um seminário para eles nem muita profundidade nas explicações, mas é fundamental que eles tenham em vocês a segurança e a confiança de fazer perguntas, para sanar suas dúvidas sobre o seu desenvolvimento e as mudanças que estão acontecendo.
No comment yet, add your voice below!